A Origem

A Água Mineral Natural do Vimeiro tem a sua zona de recarga no Planalto Cársico de Cezaredas, cerca de 20 Km a Nordeste do Vimeiro, em calcários do Dogger e do Malm. Estes afloramentos calcários possuem uma área de aproximadamente 30 Km, a sua carsificação intensa permite uma eficaz infiltração da água da chuva.

Percurso da Água – Cezaredas /Maceira

a origem da água do vimeiro

A água circula a uma profundidade de cerca de 2000 m, durante algumas centenas de anos e, emerge num ambiente de rara beleza natural, entre o mar e o campo, no flanco E do Diapiro do Vimeiro, onde a impermeabilidade dos evaporitos impede a sua continuação, provocando a sua ascensão.

a origem da água do vimeiro

Durante a sua migração vai adquirindo características químicas únicas, reflexo do contacto com as rochas por onde circula e do tempo de residência. Adquire assim uma mineralização de cerca de 1 100 mg/ltr. que se mantém há mais de 100 anos.

Todas as captações estão localizadas no bordo e do Diapiro do Vimeiro. Os pontos de água referidos localizam-se em rochas de natureza calcária, junto ao contacto geológico com a unidade margo-evaporítica da Maceira, estando geneticamente ligadas à teutónica diapírica.

A água é captada, a uma temperatura de cerca de 25ºC, em três captações, Vimeiro 5, EAV 9 e EAV 11,oscilando as suas profundidades ente 170 m e 250 m.

a origem da água do vimeiro

A Vimeiro Lisa, captada no Vimeiro 5 é, posteriormente, submetida a um processo de desmineralização por osmose inversa que lhe confere uma mineralização de cerca de 50 mg/ltr.

A água Vimeiro Original, mineral natural, proveniente das captações EAV 9 e EAV 11, com uma mineralização de cerca de 1 100 mg/ltr. mantém as características da água tal como é captada.

No decurso do processo de engarrafamento é efectuado um controlo microbiológico rigoroso no Laboratório de Microbiologia da Empresa, por forma a garantir a qualidade do produto.

a origem da água do vimeiro